Carregando agora

A tecnologia 5G vai permitir que enfim possa ser mais bem explorada a internet das coisas

A tecnologia 5G vai permitir que enfim possa ser mais bem explorada a internet das coisas

A tecnologia 5G vai permitir que enfim possa ser mais bem explorada a internet das coisas

A tecnologia 5G vai permitir que enfim possa ser mais bem explorada a internet das coisas (IoT), facilitará a criação de novas oportunidades de negócio e o desenvolvimento de inovação e trará ganhos de produtividade a uma série de atividades econômicas

Após o sinal ser disponibilizado em Brasília na quarta-feira. Porém, está prevista a ativação da tecnologia de telefonia móvel de quinta geração (5G) em Porto Alegre a partir do dia 20. Será uma das primeiras capitais brasileiras a ter o novo serviço, ao menos 10 vezes mais rápido do que o 4G. Dessa forma, os gaúchos estão a poucos dias de começar a experimentar as infinitas possibilidades que se descortinam com as conexões de altíssima velocidade e maior estabilidade.

A chegada do 5G ao país, mesmo que com certo atraso em relação a outras nações – não só desenvolvidas. Mas também devemos exaltar as parcerias emergentes pelo salto que representam. Não serão apenas os consumidores finais com aparelhos compatíveis que poderão usufruir de facilidades como fazer chamadas de vídeo mais claras, jogar online com menor latência (tempo entre o envio de uma determinada informação e a resposta) ou baixar um filme em segundos. A tecnologia vai finalmente permitir uma exploração mais eficiente da Internet das Coisas (IoT), facilitando a criação de novas oportunidades de negócio, impulsionando o desenvolvimento de inovações e trazendo ganhos de produtividade para uma série de atividades econômic

A tecnologia 5G

Nas residências, os aparelhos e eletrodomésticos conectados à internet poderão ser operados ou programados com comandos a distância. Os veículos autônomos, que começam a ganhar as ruas de algumas cidades de países mais desenvolvidos, devem ter novo impulso. O conceito de cidades inteligentes poderá se tornar realidade também no Brasil, com serviços urbanos como monitoramento, regulação de trânsito e iluminação interligados. Na área da medicina, será possível realizar procedimentos cirúrgicos com o paciente em uma cidade e o profissional em outra. Ainda abaixo de seu potencial no Brasil, a indústria 4.0, centrada em automação, inteligência artificial e robótica, terá mais condições de se desenvolver. No campo, a agricultura de precisão poderá ganhar novas ferramentas para elevar ainda mais o rendimento das lavouras.

A disrupção que ocorrerá nas aplicações também abre oportunidades para que empresas e profissionais brasileiros desenvolvam mais facilidades. Porém dando tração à produção de novas tecnologias e à inovação. Essa mudança permitirá que ofereçamos mais serviços públicos digitais à população, economizando tempo e recursos. O 5G será um instrumento relevante para a preparação de mão de obra adequada aos desafios do país e às novas exigências do mercado de trabalho. A construção da infraestrutura para o sinal, que tem um cronograma de implantação de acordo com o tamanho das cidades brasileiras até 2029, vai movimentar um investimento de até R$ 50 bilhões. É outro aspecto relevante em um momento de atividade econômica ainda sem o melhor ritmo. Mas, pela aquisição de produtos e serviços e contratações para as instalações necessárias.

potencial 5G

O 5G tem o potencial de ser um instrumento de inserção da população no mundo da tecnologia. Mas, para essa democratização se confirmar, ainda será necessário encontrar formas de fazer com que existam aparelhos compatíveis e planos a preços acessíveis para a maior parte da população. Espera-se que, conforme aumente a demanda. Porém o mercado se ajuste e a telefonia móvel de quinta geração possa ser, de fato, também um meio de integração social.

A tecnologia 5G vai permitir que enfim possa ser mais bem explorada a internet das coisas

Compreendendo a natureza e impacto do preconceito racial

Compartilhe este conteúdo:

Publicar comentário